Daniel Kroth | Espaço Gourmet: clima despojado e próprio para confraternização

Espaço Gourmet: clima despojado e próprio para confraternização

Ver todas publicações
Espaço Gourmet: clima despojado e próprio para confraternização

Levante a mão quem já recebeu amigos para jantar cansado por ter passado o dia na cozinha.
Felizmente, o modo de receber visitas está mudando permitindo que o dono da casa também se divirta nessas ocasiões.
 
Até pouco tempo, o convidado chegava e a mesa estava posta, a refeição pronta pra ser servida, a bebida gelada e os canapés lindamente dispostos sobre a bancada. Tudo isso na sala de estar devidamente arrumada porque o bom anfitrião não deixava a visita entrar na cozinha.
 
A comida já não é mais o ponto alto desse tipo de evento e hoje, o que mais importa é a experiência. O conjunto de fatores como ambiente aconchegante, bom papo, amigos à vontade e, claro, uma refeição saborosa é o que garante o sucesso de um encontro. Parece complicado mas é mais fácil quando todo mundo participa. Todo mundo ajuda. Um oferece a casa, outro prepara a bebida, alguém seleciona a playlist e a comida vai sendo preparada, a muitas mãos, em meio conversas, sorrisos e descontração. O cozinheiro não fica mais de castigo à beira do fogão.
 
Esse jeito mais informal e divertido de receber exigiu uma adaptação nos espaços da casa. Até pouco tempo era a “cozinha-americana”, com bancada aberta para a sala, que garantia a integração de quem cozinhava com os convidados. Outra opção para que o cozinheiro não ficasse isolado era fazer o churrasco em uma área que, na maior parte das vezes, ficava no quintal ou na sacada, desconectada do conforto da casa. O espaço gourmet surgiu mesclando cozinha, estar e jantar, criando um clima mais despojado e próprio para a confraternização entre amigos e família que até pouco tempo só acontecia com a utilização de áreas comuns do condomínio.
 
Esse ambiente que une conforto e praticidade, tem sido um dos grandes diferenciais dos lançamentos imobiliários. Conforme o nome sugere, o espaço gourmet possui uma estrutura voltada à gastronomia e um ambiente agradável e funcional. É comum haver uma área com churrasqueira, forno ou fogão, bancada de serviço no estilo “ilha” com pia e um balcão extra, ao estilo de um barzinho e revestimentos fáceis de limpar.
 
Desde os primórdios os homens se reúnem ao redor do fogo. A gente evolui, o ambiente se moderniza mas os encontros continuam sendo mais agradáveis em torno do fogo, da boa comida que ele possibilita. Pensando nisso invista também em uma hortinha para dar um charme adicional ao lugar e em uma chopeira que vai garantir a alegria dos amigos.
Se você está planejando transformar uma área da sua casa em espaço gourmet, inspire-se nos
projetos que a DK já entregou.
 

12 de Dezembro de 2019

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades