Daniel Kroth | Organizando o seu Home Office

Um Home Office do tamanho do seu espaço

Ver todas publicações
Um Home Office do tamanho do seu espaço

     É cada vez mais comum o profissional abandonar o ambiente corporativo para exercer suas funções remotamente. Para ele, o home-office representa mais conforto e autonomia na realização de suas tarefas. Para a empresa, a vantagem está na eficiência, na possibilidade da contratação de talentos de todas as partes do mundo e, é claro, na redução de custos.

     As novas tecnologias facilitam esse processo encurtando distâncias e  transmitindo dados a uma velocidade incrível. Essa facilidade vem encorajando um número cada vez maior de profissionais a empreender. Hoje em dia, muitos negócios começam em casa com uma boa idéia e com baixo investimento.

     Seja qual for o caso, profissional liberal ou empregado, trabalhar remotamente exige além de disciplina e organização, uma estrutura básica. Em vez de ocupar a mesa de jantar da família ou expulsar o filho de sua escrivaninha, que tal estruturar um cantinho agradável e inspirador que comporte seus livros, agenda e computador?
Para quem tem um cômodo sobrando em casa, uma boa alternativa é montar um ambiente que alterne as funções de home-office e de quarto de hóspedes.

     Atualmente, não faz muito sentido manter uma peça da casa exclusiva às ocasiões esporádicas de visitas. Um “escritório-de-hóspedes” tornará o cômodo mais bem aproveitado. Se você não tem o quarto extra, vale estruturar uma estação de trabalho na sala, no quarto ou até mesmo em áreas mais amplas de circulação. Em qualquer das situações, algumas questões devem ser observadas na hora de montar o seu home office:

- Ergonomia: Uma boa cadeira de trabalho vai te dar o conforto necessário e a postura ideal para passar horas em frente ao computador. É importante que tenha regulagens de braço e de altura para se adaptar à mesa onde você vai trabalhar.

- Cores: A cor do ambiente influencia a sua energia, a sua criatividade e o seu foco no trabalho. Cores claras dão sensação de amplitude. Cores vibrantes estimulam a criatividade e tons escuros podem ser cansativos para os olhos.  Aposte no contraste entre as cores das paredes, dos objetos e dos móveis.

- Iluminação: Seja com a luz natural ou artificial, sua estação de trabalho deve ter a quantidade apropriada para a leitura. Invista em uma luminária que permita o direcionamento da luz.

- Tecnologia: Uma banda larga com boa velocidade vai te dar agilidade na realização de tarefas e permitir reuniões remotas via transmissão de imagens sem maiores percalços.

- Ventilação: Prefira instalar sua estação de trabalho em locais arejados e com boa ventilação. Um clima agradável ajudará no seu rendimento.

- Silêncio: Pense que, eventualmente, você precisará realizar chamadas. É importante que quando isso acontecer, não haja ruídos de cachorro latindo, vídeo-game da criançada ou buzinas de carro ao fundo.

- Organização: estudos comprovam que pessoas rendem melhor em ambientes organizados. Invista em estantes para acomodar seu material.

     Para ter um ambiente confortável e que te ajude a manter o foco, não é preciso gastar muito. Com pouco espaço e muita criatividade, é possível ter um cantinho todo seu, sem estourar o orçamento. Confira aqui alguns projetos de home-office feitos por Daniel Kroth.

28 de Janeiro de 2020

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades